A Tagus Press da UMass Dartmouth, em parceria com a University Press of New England (UPNE), anuncia o lançamento de “Economies of Relation: Money and Personalism in the Lusophone World”, editado por Roger Sansi sob a direção geral de Victor K. Mendes. Um duplo-volume de Estudos Literários e Culturais Portugueses (vols. 23-24) que analisa as reproduções de dinheiro no Brasil e em todo mundo lusófono.

‹O dinheiro não traz felicidade.› Para Roberto da Matta, em “Carnivals, Rogues and Heroes” (1979), este provérbio encarna a ambivalência em redor do dinheiro no Brasil, um legado de uma tradição cultural lusófona que privilegia as relações pessoais sobre a troca mercantilizada impessoal. Este volume de estudos Literários e Culturais Portugueses questiona esta tradição do ponto de vista de diferentes disciplinas. Será que o dinheiro contrasta com as relações pessoais? E, se assim for, será realmente especial para os lusófonos ou, mais amplamente, para as culturas latinas, ao contrário de, por exemplo, as culturas anglo-americanas ou protestantes em geral? Este livro será de interesse para estudiosos em Antropologia, história, crítica literária e estudos luso-brasileiros.

Roger Sansi é PhD em Antropologia pela Universidade de Chicago e professor na Universidade de Londres, em Goldsmiths. É o autor de “Fetishes and Monuments: Afro-Brazilian Art and Culture in the 20th Century” (2007).

Victor K. Mendes é professor de Português e diretor de programas de pós-graduação em Estudos Luso-Afro-Brasileiros e Teoria na Universidade de Massachusetts Dartmouth.

Para mais informações, por favor contacte Mário Pereira, Editor-Chefe da Tagus Press pelo número 508-999-8255 ou através do email mpereira6@umassd.edu. Para comprar uma cópia do livro, por favor visite o site da UPNE em: http://www.upne.com/1933227146.html

Fonte: Frank F. Sousa - Conselheiro da Rede Prestige Azores