A Direcção Regional da Ciência, Tecnologia e Comunicações (DRCTC) representou o Governo dos Açores numa reunião de três dias em Paris, e que representou mais um passo importante no desenvolvimento do projecto europeu relacionado com o conhecimento e divulgação da biodiversidade, o Net-Biome.
 
Na reunião foi apresentado o trabalho já desenvolvido pela Região no que respeita à disseminação de conhecimento e informação a ser gerada pelo projecto através da construção de um site de acesso público e discutido o ponto de situação do Net-Biome e dos diferentes pacotes de trabalho que o compõem.
 
Com a duração de quatro anos, o Net-Biome é um projecto aprovado para financiamento pela União Europeia, composto por um consórcio de 11 parceiros de cinco Estados-Membros caracterizados por uma excepcional diversidade terrestre e marinha, cujo ambiente está exposto ao impacto das mudanças climáticas, perigos naturais e acção humana.
 
Os Açores passaram a integrar oficialmente o Net-Biome em Janeiro, assumindo a posição de líder em várias áreas do projecto.
 
À DRCT compete, entre outras tarefas, a criação e gestão de estratégias e objectivos, o desenvolvimento de instrumentos de comunicação e troca de informação entre todos os parceiros e a criação de actividades com vista a desenvolver métodos e ferramentas de trabalho comuns.
 
O consórcio tem como objectivo geral a criação de uma rede de Politicas Regionais de Investigação em relação à gestão sustentável da biodiversidade nos territórios e regiões ultraperiféricas tropicais e subtropicais, através de uma parceria duradoira em estratégia de investigação, politica e de cooperação entre programas regionais.