Há centenas de produtos açorianos à venda nas Festas da Praia.

A Venda Açoriana, que já esteve presente nas Sanjoaninas e na Feira Açores 2015, está nas Festas da Praia, até nove de agosto.

O espaço, que pode ser visitado na entrada da Feira de Gastronomia, disponibiliza mais de duas centenas de variedades de produtos açorianos.

Na Venda Açoriana há, portanto, exposição, provas e venda de produtos regionais de todas as Ilhas dos Açores, desde hortícolas a lácteos, frutas, vinhos, sumos, licores e aguardentes, doçaria, biscoitos, conservas, mel chás, artigos culturais ou artesanato, entre outros.

Segundo Lara Martinho, da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), uma das promotoras do espaço, o objetivo não é apenas vender os produtos regionais aos turistas, mas também dá-los a conhecer aos açorianos, que muitas vezes ficam surpreendidos com a variedade que encontram.

Os queijos, os iogurtes e as compotas têm muita saída, mas há também produtos menos conhecidos que despertam a atenção de locais e turistas.

O mercado da saudade é também um cliente importante desde tipo de produtos e, por isso, o Governo está a desenvolver uma iniciativa de promoção nos Estados Unidos.

A iniciativa resulta da parceria entre o Governo Regional dos Açores, através da SDEA e a Câmara do Comercio e Indústria dos Açores (CCIA).