O auditório TESARAC do Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, pioneiro na implementação da prática de Green Meetings, acolheu, este mês, a conferência “Açores 2017: no rumo do turismo sustentável”.

Este evento, com a presença de sua Exa., o Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, na sessão de abertura, enquadrou-se numa estratégia clara de reforçar o posicionamento estratégico do destino Açores como turisticamente sustentável e resiliente face aos desafios globais que se apresentam.

A conferência contou com a presença de vários oradores regionais, nacionais e internacionais que abordaram o posicionamento atual dos Açores e de Portugal no setor do turismo e revelar soluções para o futuro, apresentando exemplos de destinos com práticas sustentáveis e os melhores casos de estudo, tanto a nível de mobilidade, educação, alojamentos e operadores turísticos, como também a nível de governação, certificação ou monitorização.

Luigi Cabrini, líder de várias iniciativas a nível global sobre o Turismo Sustentável e presidente do Global Sustainable Tourism Council (GSTC), David Simmons, responsável pelo programa de Turismo na Universidade de Lincoln, na Nova Zelândia e coordenador de certificações da Earthcheck em diversos destinos e Lorenzo Ocampo, responsável pela certificação da região de Huatulco, no México, foram alguns dos oradores presentes.

O evento contou também com a presença de várias entidades associadas ao turismo no arquipélago com práticas sustentáveis.