Os Açores participam entre 27 e 29 de junho na conferência ‘NewSpace 2017: Convergence’, organizada pela Fundação Space Frontier, no que é considerado o maior evento mundial para debate de questões relacionadas com o setor espacial e que tem lugar na cidade de São Francisco, na Califórnia.

O Governo dos Açores integra a comitiva portuguesa que participa no evento, com o objetivo de divulgar o potencial da Região para o desenvolvimento de atividades ligadas à indústria espacial.

Citado pelo GACS, o secretário regional, Gui Menezes, afirma que o objetivo é “estabelecer contactos com entidades que, desenvolvendo a sua atividade longe da Região, possam integrar na sua cadeia de conhecimento empresas açorianas e que, futuramente, possam ser uma mais valia no desenvolvimento das atividades espaciais no arquipélago”.

Refira-se que a conferência NewSpace, que se realiza desde 2006, reúne os principais intervenientes do setor espacial, nomeadamente ‘startups’ e empresas do setor já estabelecidas, agências governamentais, investidores privados e inovadores tecnológicos. O debate que ali de gera centra-se nos desafios a curto, médio e longo prazo relacionados com o Espaço.

A edição deste ano é dedicada ao tema ‘Convergência’, pretendendo abordar a importância da colaboração interdisciplinar na criação de uma economia espacial sustentável.